O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou em julho 1.080 atendimentos decorrentes de acidentes de trânsito – 916 envolvendo motociclistas

A equipe de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) começou, nesta segunda-feira (18), uma série de operações integradas de segurança viária nas dez avenidas com maior registro de acidentes com mortes em Manaus. A fiscalização é feita com apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Somente ontem (18), ocorreram na Avenida Cosme Ferreira, na zona Leste com 128 infrações – 14 veículos foram removidos. As principais infrações detectadas pelos agentes de trânsito foram: motorista sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), motociclitas e passageiro sem o uso capacete de segurança, e veículo sem equipamento obrigatório.
As operações integradas ocorrerão de maneira contínua nas dez principais avenidas com maior registro de acidentes e mortes no trânsito: Cosme Ferreira, Avenida Brasil, Governador José Lindoso, Torquato Tapajós, Djalma Batista, Rodrigo Otávio, Autaz Mirim, Coronel Teixeira, Avenida do Turismo, Efigênio Salles.
De acordo com análise dos dados informados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dos 1.345 atendimentos registrados em julho, 1.080 envolvem sinistros de trânsito, dos quais 916 envolveram motocicletas.
Conscientização
Diante dos números alarmantes, as operações têm como objetivo a conscientização dos condutores quanto ao respeito às normas de trânsito, o uso de capacete, a não utilização de celular e fones de ouvido durante a condução dos veículos, e também a condução de veículos sem CNH.
“É um índice muito alto de sinistros envolvendo motocicleta. O objetivo é integrar as fiscalizações nas principais vias que registram esses sinistros. E, além de fiscalizar os itens de segurança obrigatórios, a regularidade do veículo e do condutor, queremos transmitir mensagens sobre a necessidade de os condutores obedecerem às normas de trânsito”, destaca o coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz.