Portal Você Online

Avião da Venezuela apreendido pela Argentina decola para os EUA

Na madrugada desta segunda-feira (12), o Boeing 747-300M da Emtrasur Cargo, subsidiária de cargas da Conviasa, decolou do Aeroporto Internacional de Ezeiza, com destino a Flórida nos Estados Unidos. O Jumbo, de matrícula YV3531, no voo identificado como “TYSON23”, decolou às 01h21, horário local, como informou o site Aviacionline.

Há mais de um ano e meio, um avião está estacionado no Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires. A aeronave foi adquirida pela Emtrasur da empresa iraniana Mahan Air e, após um voo à capital argentina, acabou retido.

O caso do avião da Emtrasur tem sido cercado por polêmicas diplomáticas entre a Venezuela e os Estados Unidos, devido a supostas ligações da empresa dona da aeronave com o terrorismo islâmico, por conta das ligações com o Irã e a Mahan Air, empresa aérea que pertence à Guarda Revolucionária Iraniana.

Apesar de a tripulação já ter sido liberada há muitos meses, a situação do avião em solo argentino estava complicada. No final de 2022, a Justiça Federal de La Plata considerou abstrata uma proposta de advogados venezuelanos que buscavam a anulação do sequestro da aeronave. Os Estados Unidos pediram a apreensão do avião, com o objetivo de levá-lo para seu país.

Na quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024, o Boeing 747-300M da Emtrasur Cargo, subsidiária de carga da companhia aérea estatal venezuelana Conviasa, foi transferido para o Hangar 5 da Aerolíneas Argentinas, em um movimento que era interpretada como preparação para a apreensão ordenada pelo sistema de justiça americano.

O YV-3531 permaneceu em Ezeiza desde sua apreensão até hoje em uma área distante do terminal, onde são realizados testes de motores e, se necessário, onde as aeronaves são evacuadas quando o protocolo de ameaça de bomba é ativado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *