
Uma parceria da empresa de alimentos para cães e gatos, Purina, com a companhia aérea brasileira Azul, vai viabilizar o voo inaugural nesta terça-feira (29) um serviço exclusivo de bordo para pets, no trecho entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Recife (PE).
Assim como para os passageiros, o atendimento para os animais é gratuito, sendo cobrada apenas a tarifa de transporte dos pets na cabine de passageiros. Na Azul, esse preço varia de R$ 250, em voos dentro do Brasil, a R$ 1.575, em voos na classe executiva, tanto para gatos quanto para cachorros de pequeno porte.
Como funciona
Quem quiser levar o animal a bordo, deve seguir algumas regras determinadas pela companhia. Entre elas: o animal e o container de transporte (mala rígida ou flexível) devem pesar até 7 kg, ter medidas máximas de 20 cm altura por 31,5 cm de largura e 43 cm de comprimento.
Também devem obedecer à lista de assentos onde o transporte dos animais é permitido (disponível no site da companhia). Transportar apenas um animal por passageiro e respeitar o limite de até três animais domésticos por voo nos destinos nacionais e até cinco em voos internacionais.
Os pets também tem de estar com carteirinha de vacinação com todas as vacinas atualizadas, além de um atestado do veterinário autorizando a viagem.
Como a reserva para o transporte do animal é feito com antecedência, a equipe da companhia aérea já estará ciente do embarque do pet e poderá oferecer os petiscos à vontade na viagem. Os alimentos serão dados aos animais, inicialmente, ao final do voo, como recompensa pelo comportamento e como um momento de descompressão para eles.
Serão oferecidos os petiscos Dog Chow para cães e Friskies Party Mix para os gatos, com três sabores cada um.
Inicialmente, o serviço estará disponível em voos partindo de Viracopos, em Campinas (SP), com destino a Recife, Belém (PA), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG) e ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Segundo as empresas, essa é a primeira vez que que uma marca de produtos para animais domésticos e uma companhia aérea firmam parceria para esse tipo de cuidado especial durante o voo. O benefício está disponível apenas para os animais que viajam na cabine com os seus tutores.


