
Os passageiros que voarem a partir desta segunda-feira (13) terão de seguir as regras da Agência Nacional de Aviação (Anac) e transportar bagagem de mão dentro dos padrões de 55 centímetros de altura, 35cm de largura e 25 de profundidade e até 10kg de peso, do contrário terão as suas malas despachadas.
A medida começa a vigorar hoje nos aeroportos de Santa Genoveva (Goiânia), Salgado Filho (Porto Alegre), Congonhas (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro) e Santos Dumont (Rio de Janeiro).
Quem não prestar atenção nessas medidas poderá ter a surpresa de viajar desacompanhado de sua mala de mão. Nesses terminais a bagagem que estiver acima desse padrão não acompanharão os passageiros.
A medida já estava em vigor nos aeroportos Juscelino Kubitschek (Brasília), Afonso Pena (Curitiba), Viracopos (Campinas/SP), Aluízio Alves (Natal), Confins (Belo Horizonte), Pinto Martins (Fortaleza), Guararapes (Recife) e Val-de-Cans (Belém).
Em outros dois terminais, o Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, e o Internacional de São Paulo, em Guarulhos, as companhias aéreas estão orientando os passageiros sobre as normas em vigor. O despacho obrigatório, no entanto, ainda não está em vigor.
Nesses dois aeroportos, as bagagens de mão fora do padrão passarão a ser obrigatoriamente despachadas a partir de 23 de maio.
Bagagem de Mão
É aquela que você não precisa despachar, que pode levar para a cabine sem pagar pelo frete ou qualquer outra tarifa. Para elas, existem algumas regras: o peso limite é de 10kg e a soma das medidas deve ser de, no máximo, 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura).
É na bagagem de mão que se deve levar documentos, dinheiro, remédios, chaves, eletrônicos, (como celular, câmera, laptops, tablets), qualquer coisa que for frágil, importante ou de valor.