
No jogo do Bahia contra o Ceará, previsto para esta segunda-feira (21) no estádio de Pituaçu, em Salvador, será marcado pelas manchas de óleo que atingem as praias de todo o nordeste brasileiro. Em protesto, jogadores do clube baiano usarão uniformes manchados de óleo. “O problema é seu. O problema é nosso”, diz o manifesto do clube, que cobra punição aos responsáveis pela tragédia ambiental, não identificados até então.
No Twitter oficial do Bahia, um pedido de socorro: “SOS! Vazou… também na camisa do Esquadrão. Por medidas de redução do impacto ambiental e pela punição aos responsáveis, nossas camisas estarão manchadas de óleo no jogo de amanhã – como as praias do Nordeste”.
Foi publicado, também, um manifesto na página oficial do Bahia, intitulado SOS Praia – Manchas de óleo chegaram às nossas camisas. O protesto é um convite à reflexão. “O que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados?”, diz o documento. “O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?”, questiona o clube.


