Nível de rio ultrapassa cota máxima prevista e,
de acordo com Serviço Geológico do Brasil, deve continuar subindo pelos próximos 10 dias.

O nível do rio Negro ultrapassou a cota máxima de 29,33 metros prevista para a cheia deste ano. De acordo com a medição da régua do Porto de Manaus, o nível está em 29,39 nesta segunda-feira (17). Por conta das inundações, a capital está em situação de emergência.
Conforme o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a cota máxima estava prevista para variar entre 29,18 metros a 29,33 metros.
A cota máxima já atingida pelo rio foi de 29,97 metros em maio de 2012. Está é a maior cheia dos últimos sete anos registrado na capital amazonenses. Ao menos 15 bairros da cidade são atingidos e de acordo com Serviço Geológico do Brasil, o rio deve continuar subindo pelos próximos 10 dias.
Situação de Emergência
A Prefeitura de Manaus decretou, no dia 5 de junho, situação de emergência na capital por conta da enchente do Rio Negro.
O decreto feito no Diário Oficial do Município relata que a prefeitura realize ações que possam combater os danos causados pela enchente dos rios Negro e Amazonas pelo prazo de 180 dias. E, solicite caso necessário, recursos do governo federal.