
Um levantamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgado nesta sexta-feira (5), mostrou que apenas 394 empresas do Amazonas fizeram algum tipo de exportação no primeiro trimestre deste ano, quando a balança comercial brasileira registrou um superávit de US$ 19 bilhões.
O número é insignificante em relação as mais de 42 mil empresas, de váriados tamanhos, existente no Estado conforme dados da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea-AM).
Das 394 empresas exportadoras do Estado, 53 eram Micro-Empresas (ME) ou Microempreendedores Individuais (MEIs). Outras 53 empresas eram classificadas como empresas de pequeno porte e por fim, a maioria das exportadoras, 288, eram médias ou grandes empresas.
Apesar disso, a Suframa mantém programas, em parceria com a Agência de Promoção das Exportações (Apex), de incentivo a venda de produtos para o exterior e assim melhorar a performance da balança comercial do modelo, que é basicamente importador de insumos, principalmente da Ásia.