
Em 2023, o Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), aprovou mais de R$ 5 bilhões em projetos para o Polo Industrial de Manaus (PIM), com mais de 8 mil novos postos de trabalho projetados para a Zona Franca, representando o maior número dos últimos dez anos.
De acordo com o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, para o alcance dos números e atrair novos investidores para impulsionar a economia do estado, a Sedecti realizou mais de 200 contatos com empresas, sendo esses investidores do ramo da indústria de eletroeletrônicos, bens de informática e duas rodas.
“O ambiente já melhorou muito, mas ainda falta muito, temos muito a fazer. O que se espera é que, com a diminuição da burocracia e com o aumento da celeridade nas soluções, nós possamos estimular a economia como um todo”, destaca Serafim Corrêa.
De acordo com Serafim, para facilitar o processo de investimento, o site Invista no Amazonas foi criado como uma plataforma crucial para fornecer informações relevantes com foco nos investidores de diferentes países.
Além do site, os investidores têm acesso ao Guia de Incentivos Fiscais, que oferece uma visão detalhada das vantagens fiscais estaduais e federais.
PPA 2024-2027
O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento orçamentário governamental, que estabelece as metas para o próximo quadriênio. A Consulta Pública (PPA Participativo) envolveu mais de 5,3 mil participações, priorizando demandas por meio de uma plataforma on-line.
“A Sedecti é a secretaria que elabora o Plano Plurianual, mas ela consolida todos os pleitos vindos de todas as áreas do Estado. É um documento longo, que eu recomendo a leitura de todos”, pontuou Serafim.


