
A balsa transportando um super tanque com 90 mil metros cúbicos de oxigênio líquido atraca, daqui a pouco, entre às 14h30 e 15h, no porto da Refinaria de Manaus (Remam), no Distrito Industrial, esoltado pelo Navio-Patrulha Fluvial “Roraima”, da Flotilha do Amazonas.
A embarcação já navega na altura do Encontro das Águas transportando o gás de Belém, onde o tanque – levado de São Paulo no Navio-Patrulha Oceânico Apa da Marinha do Brasil – saiu de Barcarena (PA) na semana passada.
O tanque escoltado pelo Roraima, pesa 54 toneladas e foi envasado com 90 mil m3 de oxigênio líquido, capacidade suficiente para atender o consumo de um dia, atualmente em torno de 80 mil m3 pelas unidades de saúde do Amazonas.
Atualmente, uma força tarefa do governo estadual, Ministério da Saúde (MS), e de empresas privadas vem sendo feito para manter a produção que atenda a demanda do gás hospitalar no estado.
O governo com o MS jpa instalaram 18 usinas de oxigênio em vários hospitais que produzem o suficiente para atender 50 leitos, em média. Aviões da Força Aérea Brasileira contiuam transportando oxigênio e carretas vindas na Venezuela continam chegando em Manaus com o gás.
A última estimativa do governo do Amazonas, é que haja um salto de 80 mil metros cúbitos e diários de oxigênio para 130 mil m3, nos próximos dias, com a ampliação do número de 350 novos leitos instalados nas unidades de saúde em Manaus.