
Conhecida por inovar a cada ensaio, a Banda do Boulevard realiza neste sábado (24) um encontro especial entre o samba e o boi-bumbá, dois ritmos que fazem parte da identidade cultural do amazonense. O ensaio acontece na Boulevard Álvaro Maia, 228, Centro, e contará com a participação do Boilevard -Boi de Rua de Manaus, com a sua Ritmada, Pai Francisco, Catirina e, claro, com a Explosão do Boulevard completa, com seus 100 ritmistas, passistas, baianas, rainhas e intérpretes.
O encontro une o samba do carnaval de rua à força do boi-bumbá, criando um momento de celebração das manifestações culturais que marcam a identidade do povo amazonense. Segundo os organizadores, a presença dos itens e da Ritmada promete transformar o ensaio em um espetáculo à parte, aproximando ainda mais o público da tradição do carnaval e do boi de rua.
O ensaio integra o calendário de preparação da Banda do Boulevard para o carnaval do dia 08 de fevereiro, data de sua apoteose, e mantém a proposta de ocupar o espaço urbano com música, alegria e interação comunitária. Aberto ao público, o evento convida moradores e visitantes a acompanharem o ensaio, celebrando a diversidade cultural em clima de confraternização.
A concentração acontece na Boulevard Álvaro Maia, a partir das 16h, reunindo samba, boi-bumbá e o espírito do carnaval popular em uma tarde especial.
Encontro de itens
Quem passar pela Boulevard Álvaro Maia na tarde deste sábado vai se deparar com dois espetáculos: a bateria Explosão do Boulevard, com ala das baianas, passistas, mestre-sala e porta-bandeira, Rei Momo, rainhas e intérpretes do enredo “Paulo Onça segue vivo em seu cantar”, tema do carnaval da banda deste ano e, o Boilevard, com a sua Ritmada, Pai Francisco e Catirina fazendo as brincadeiras de boi na avenida do samba.
Tradição
A Banda do Boulevard é uma das mais tradicionais manifestações carnavalescas da capital amazonense. Em 2026 a agremiação, que começou de uma brincadeira de família em 1987, completa 39 anos de existência faz homenagem a um dos compositores que muito contribuiu com o carnaval da banda, o saudoso sambista Paulo Onça, morto por consequência de severas agressões físicas, após incidente com batida de carro.
A banda possui mais de cem ritmistas e uma estrutura de escola de samba completa e costuma levar para avenida que dá nome ao evento (a Boulevard Álvaro Maia), sempre no domingo magro de carnaval, um carnaval de rua, com tradição e cultura. Este ano a banda está com ensaios itinerantes em lugares com forte apelo cultural e turístico, proporcionando aos foliões, momentos de contemplação do carnaval de rua e valorização aos patrimônios culturais locais, mas neste sábado (24), volta para a Boulevard Álvaro Maia, Centro para alegria dos moradores, que esperam o ano todo para aproveitar o tradicional carnaval de rua promovido pela Banda do Boulevard.
Serviço
Lembrando que o tema da Banda do Boulevard deste ano – Paulo Onça segue vivo em seu cantar – é de autoria dos compositores Paulo Onça, Mulher do Samba, Joca de Carvalho e Simonetti Neto e quem dá voz à letra do samba de enredo é o cantor Ito Melodia. O ensaio é aberto ao público e acontece na Boulevard Álvaro Maia, 228, Centro, a partir das 16h.


