Portal Você Online

Bandeira vermelha e conta de luz já está mais cara

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira vermelha patamar 1 e assim, as contas de luz vão ter um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora consumidos, em junho. Em maio, o valor era de R$ 1, 88. O reajuste foi anunciado para compensar o acionamento de usinas termelétricas por causa do período com pouca chuva em várias regiões do país.

Segundo a Aneel, projeta-se uma geração hidrelétrica menor em relação ao mês anterior, “diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema”, o que vai provocar um aumento nos custos de geração de energia, com o acionamento de outras fontes mais onerosas, como as usinas termelétricas.

Em maio, a Aneel acionou a bandeira amarela, devido à transição do período chuvoso para o período seco do ano, e as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias indica os custos variáveis da geração de energia elétrica aos consumidores. Dividida em níveis, as bandeiras indicam quanto custa para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 1, a Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *