Explosão aconteceu na tarde desta quinta-feira (1º), entre Macapá e Santana. Ainda não há informações sobre vítimas.
Um barco explodiu no Igarapé da Fortaleza, região entre os municípios de Macapá e Santana, no Amapá, na tarde desta quinta-feira (1º). Segundo populares, outras quatro embarcações foram atingidas pelas chamas, sendo duas de grande porte. Ainda não há informações oficiais sobre vítimas.
Até a última atualização desta reportagem, as equipes do Corpo de Bombeiros estavam na região fazendo o combate do fogo que atingiu os barcos; além disso, ainda não se sabe o que motivou a explosão.
Quando houve a explosão, as embarcações estavam próximas a um posto de combustíveis que funciona em uma balsa, na saída do igarapé para uma grande margem do Rio Amazonas. O empreendimento não foi atingido pelas chamas.
Em nota, a empresa que administra o posto declarou que “foi adotado o procedimento padrão de segurança para o abastecimento da embarcação. Não estando, portanto, vinculada a explosão com a ação realizada no posto”. A empresa acrescentou que “o acidente não ocorreu no momento em que a embarcação estava abastecendo e nem no local onde fica localizada a balsa de combustível”.
Uma testemunha, que não quis se identificar, mas disse que estava na embarcação onde começou o incêndio.
Ele detalhou que pelo menos sete pessoas estavam no barco, levando uma pequena quantidade de combustíveis para o interior do estado. Quando o motor foi ligado, ele detalha, ocorreu a explosão. Todas as pessoas que estavam na canoa pularam no rio, segundo ele.
O Corpo de Bombeiros informou que ainda não falará sobre o caso. No local também há presença de equipe da Capitania dos Portos, que, até o momento, não deu declarações.
O local onde aconteceu a explosão nesta quinta-feira é no mesmo lugar onde outra explosão, em novembro de 2018, eclodiu de uma lancha. Uma pessoa morreu nesse acidente que ocorreu no ano passado.