
O Barco Hospital São João XXIII iniciou nesta quinta-feira (22) as atividades de 2026 levando atendimento de saúde a comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas. A primeira expedição do ano partiu de Manaus com destino ao município de Manacapuru, a 68 quilômetros da capital amazonense, onde a embarcação vai ficar ancorada na comunidade do Caviana.
No local, a unidade fluvial vai atender moradores da região e de comunidades próximas, funcionando como um hospital de média complexidade nas águas. Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas, atendimentos odontológicos e a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos.
“Aqui nós temos uma estrutura que permite fazer consultas médicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, temos consultórios odontológicos, conseguimos fazer procedimentos laboratoriais. Essa estrutura aqui é como se fosse um hospital de média complexidade sobre as águas“, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB).
Desde o início das operações, no fim de 2024, o Barco Hospital São João XXIII já realizou cerca de 200 mil atendimentos em 25 expedições. A embarcação já passou por municípios da Região Metropolitana de Manaus e por cidades do interior do Estado amazonense, ampliando o acesso da população a serviços de saúde.
A equipe embarcada é formada por 75 profissionais, incluindo médicos que vêm de outras regiões do País para reforçar os atendimentos.
A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, reconhecida nacionalmente pelo atendimento prestado em áreas remotas. O frei Alberto Medeiros é o responsável pela embarcação durante toda a expedição.
“É muito importante para chegarmos nas comunidades mais longe, nas comunidades que mais necessitam. Mas também, a parceria com o Estado conosco é muito importante, sempre que a gente precisa de alguma a secretária [de Saúde] sempre está disponível para nos ajudar, essa presença deles conosco no barco é muito importante“, declarou o frei Alberto.


