
Começou nesta sexta-feira (17), os atendimentos do Barco Hospital São João XXIII na Vila do Janauacá, município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus). A ação é promovida pelo Governo do Amazonas, em parceria com a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis, com a realização de atendimentos em oito especialidades médicas e em odontologia, além de exames, dispensação de medicamentos e vacinação.
Nesta primeira expedição de 2025, conforme a Secretaria de Estado de Estado de Saúde (SES-AM), a expectativa é realizar cerca de 2.400 atendimentos na localidade, até o dia 23 de janeiro. A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ressalta que o barco facilita o acesso da população ribeirinha e indígena aos serviços da rede pública estadual de saúde.
Entre os serviços ofertados nesta expedição estão especialidades como Oftalmologia, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Pediatria, Clínica Geral, Saúde da Família, Radiologia e Odontologia.
No local, além dos atendimentos nas especialidades médicas, são realizados exames laboratoriais, raio-X, mamografia, ultrassonografia e eletrocardiograma, além da dispensação de medicamentos e vacinação.

A secretária Executiva Adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, que acompanhou o primeiro dia de atendimentos da embarcação, explica que os interessados devem comparecer ao local munidos com o cartão do SUS ou qualquer documento de identificação pessoal.
Agradecimento
Além de buscar atendimento em Clínica Geral, a pescadora Rosana Rodrigues também levou o neto, Nicola Thomas Ferreira, de 10 anos, para ser consultado com oftalmologista e dentista. Na ocasião, a criança falou da dificuldade em fazer tarefas descritas pelos professores no quadro da sala de aula.
Com problemas da vesícula, a também pescadora Conceição Xavier, que esteve na embarcação para ser consultada com cirurgião e com oftalmologista, falou da facilidade em receber o atendimento nessas especialidades.
“Muito legal, fui bem atendida, bem recebida. Essa oportunidade, para nós, ela é muito interessante, porque aqui nós não temos condições de ir pra Manaus e Iranduba também”, declarou.
Barco Hospital São João XXIII
A embarcação foi construída pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições. O Governo do Amazonas firmou convênio com a entidade, para utilização nas ações de saúde no interior do Estado.
O coordenador do Barco Hospital São João XXIII, frei Alberto Medeiros, informou que a embarcação tem o intuito de levar uma saúde resolutiva, onde o paciente faça o atendimento, realize o exame e o procedimento cirúrgico, com a garantia de uma saúde humanizada.
“E essa parceria, da Associação e Fraternidade Lar São Francisco e o Governo do Estado do Amazonas, fortalece ainda mais, para que possamos levar cada vez mais saúde e dignidade a nossa população”, pontuou.