Modelo made in Zona Franca de Manaus trará inovações, mais acessibilidade e segurança nos próximos pleitos realizados pela Justiça Eleitoral

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, apresentou na manhã desta segunda-feira (13, em Manaus, o novo modelo de urna eletrônica que será usado nas próximas eleições de 2022.
O presidente, que também é ministro do Superior Tribunal Federal (STF), passou o fim de semana na capital amazonense e hoje visitou a fábrica da Positivo no Polo Industrial de Manaus (PIM), onde as urnas são produzidas. O último modelo utilizado era de 2015.
O novo modelo de urna eletrônica, que será usado pelo primeira vez nas eleições de 2022. Ela será mais moderna, mais segura e trará novos recursos de acessibilidade.
A nova urna eletrônica trará possibilidade de inovações nas eleições, como a maior celeridade na identificação do eleitorado. Enquanto uma primeira pessoa vota, outra pode ser identificada pelo mesário. Isso poderá aumentar o número de eleitores por seção ou diminuir eventuais filas.
A UE 2020 também conta com um teclado aprimorado, com teclas com duplo fator de contato. Isso permite ao próprio teclado acusar erro, caso haja mau contato ou tecla com curto-circuito intermitente.