Portal Você Online

Base aérea nos EUA é fechada após tiroteio e Irã rejeita acordo nuclear com americanos


Irã ameaçou na tarde hoje os aliados europeus


Instalação militar fica no estado norte-americano do Tennessee.
Foto: Reprodução

Uma base aérea militar dos Estados Unidos foi fechada nesta quarta-feira (15) diante de relatos de tiroteio na instalação, localizada no estado norte-americano do Tennessee.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informação sobre vítimas nem sobre quem teria efetuado os disparos. As razões do tiroteio também são desconhecidas, no momento.

A base onde o incidente ocorreu fica próximo ao Aeroporto McGhee Tyson, que serve a cidade de Knoxville — a terceira maior do Tennessee. Segundo uma porta-voz do terminal, não houve atrasos nos voos comerciais.


O presidente Hassan Rohani acusa o Reino Unido, França e Alemanha de se aproximarem de Washington


Hassan Rohani, presidente iraniano, em discurso televisionado: ‘Hoje, o soldado americano está em perigo. Amanhã, o soldado europeu pode estar em perigo”
Foto: Reprodução

O presidente do Irã, Hassan Rohani, rejeitou nesta quarta-feira, 15, a proposta feita pelos Estados Unidos de negociação de um novo acordo nuclear. Alegou ser “estranha” a proposta do presidente americano, Donald Trump, conhecido por descumprir suas promessas. Em um discurso ácido transmitido pela televisão estatal, Rohani condenou a aproximação dos países europeus a Washington sobre a questão nuclear e disparou uma ameaça.

“Hoje, o soldado americano está em perigo. Amanhã, o soldado europeu pode estar em perigo”, declarou, em clara advertência sobre o risco de Teerã autorizar ataques a bases militares no Iraque que abrigam tropas europeias.

Rohani novamente pediu aos europeus que cumpram suas obrigações previstas no texto de 2015. Na terça-feira 14, Reino Unido, França e Alemanha prometeram acionar o mecanismo de disputas desse acordo nuclear como resposta à decisão do governo iraniano de descumprir todas as suas obrigações e voltar a enriquecer urânio em níveis mais elevados. Segundo Rohani, os passos tomados por Teerã para se distanciar do pacto de 2015  podem ser reversíveis.

“Os europeus dizem que, com relação à questão nuclear iraniana, eles precisam dar um passo porque o Irã deu o quinto passo. O próximo passo que eles precisam dar é retomar com suas obrigações”, disse Rohani. O presidente disse que deixou explícito aos líderes europeus que “o que fizemos é reversível” e que todas as ações do programa nuclear é supervisionada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *