
Um jato de passageiros Boeing 737 com 62 pessoas a bordo caiu no mar após despencar 10.000 pés logo após a decolagem de Jacarta. O avião da Sriwijaya Air decolou do aeroporto internacional Soekarno-Hatta na tarde de sábado, quando perdeu contato com a sala de controle.
O tempo de voo normal é de cerca de 90 minutos sobre o Mar de Java entre Jacarta e Kalimantan, seção da ilha de Bornéu na Indonésia. Mas quatro minutos depois de decolar, o avião Boeing B737-500 mergulhou quase 11.000 pés em menos de 60 segundos, deixando-o a uma altitude de 250 pés antes de desaparecer.
Haviam 62 pessoas no avião de 26 anos, incluindo 56 passageiros – sete dos quais são crianças e três são bebês -, além de dois pilotos e quatro tripulantes de cabine.
Equipes de resgate em busca do jato disseram ter descoberto supostos destroços no oceano ao norte da capital.
O avião é um modelo mais antigo do que o jato Boeing 737 MAX envolvido em dois acidentes fatais anteriores – incluindo o acidente da Lion Air na Indonésia em 2018, que matou 189.
Um porta-voz da Boeing disse: “Estamos cientes de relatos da mídia de Jacarta e estamos monitorando de perto a situação. Estamos trabalhando para obter mais informações”.
A companhia aérea indonésia Sriwijaya Air disse que ainda está obtendo mais informações antes de emitir um comunicado.
O Ministério dos Transportes da Indonésia confirmou que “um avião Sriwijaya de Jacarta para Pontianak (na ilha de Bornéu) com o indicativo SJY182 perdeu contato”, disse o porta-voz do ministério Adita Irawati.