Conhecido como o “boi do povão”, o Garantido da baixa do São José não vencia há dois anos e agora chega ao seu 32º título
Após a apuração acirrada na tarde desta segunda-feira (01), o grande vencedor do Festival de Parintins 2019 o boi Garantido. Há dois anos sem titulo, o bumbá exaltou as lutas, alegrias e a liberdade do povo brasileiro nas três noites. O “boi vermelho” fez referência às lutas pelo folclore na ilha.
Durante a apresentação, o Garantido surgiu na galera – torcida – para dar início à festa. Logo, a cunhã-poranga – nome dado à índia mais bonita da tribo – completou o cenário. Por fim, levou o título tão sonhado, após a derrota do ano passado.
O vermelho e branco deste ano foi concebido a partir da genialidade artística do coordenador da Comissão de Arte do Garantido, Júnior de Souza, sob a presidência do advogado Fábio Cardoso e na voz inconfundível de Sebastião Júnior, o “Uirapuru da Amazônia”.
Apresentações
Com um discurso emocionado de Maria do Campo Monteverde, filha de Lindolfo Monteverde, criador do Boi Garantido, e com o bumbá no meio da galera vermelha e branca. Foi assim que o Garantido deu início ao espetáculo Nós, O Povo, que abriu o Festival Folclórico de Parintins 2019 na última sexta-feira (28).
No segundo dia do Festival Folclórico, o Garantido abriu sua apresentação com a toada Povo do Garrote na voz do apresentador Israel Paulain. “Viva São João” foi a Celebração Folclórica, trazendo personagens alegóricos gigantes do festejo junino como o célebre sanfoneiro Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, dançarinas de quadrilha, o batuqueiro do Boi Garantido, duas fogueiras e o próprio homenageado São João, que conduziu o Boi Garantido, o dono da festa, encarnado pelo tripa oficial Denildo Piçanã.
No domingo (30), o estreante pajé Adriano Paketá protagonizou um grande momentona terceira noite de Festival Folclórico de Parintins. Depois de participar de uma coreografia com as tribos do Boi da Baixa do São José, ele inovou ao comandar o momento tocando tambor.O Garantido usou de seu repertório de toadas tradicionais para apostar na emoção em uma sequência musical que levantou a galera vermelha e branca. De sucessos de Chico da Silva a toadas deste ano, o passeio mexeu com as emoções até mesmo do levantador Sebastião Júnior.