Portal Você Online

Bolsa Idiomas e Pós-Graduação: Manaus abre credenciamento de instituições

As Instituições de Ensino Superior (IES) e as de Ensino em Língua Estrangeira (IELE), interessadas em participar dos programas Bolsa Idiomas (PBI) e Bolsa Pós-Graduação (PBPG), da Prefeitura de Manaus, podem se credenciar junto à Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), na avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, zona Oeste, entre os dias 24 e 26 de março, no horário de 8h às 14h, para a assinatura dos termos de adesão ao programa. Os editais de chamamento público foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) de terça-feira, (18).

As IES e escolas de idiomas que já aderiram ao programa, ou que firmarão o termo nesse chamamento, poderão ofertar cursos e turnos, a serem utilizados no processo seletivo para o ano letivo de 2025.

Na manhã desta quarta-feira (19), representantes das instituições participaram de reunião na sede da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), órgão ao qual a Espi é vinculada, com a finalidade de alinhar os detalhes para o lançamento dos editais do PBPG e PBI no mês de abril.

O titular da Semad, Célio Guedes, destacou a importância da parceria das instituições, para que os programas de inclusão socioeducacional da prefeitura alcancem a parcela da sociedade que realmente necessita.

O subsecretário de Gestão de Processos da Semad, Alexandre Santos do Carmo, lembrou que, nos últimos quatro anos, a prefeitura realizou dois processos seletivos para o PBPG, ofertando um total de 75.232 oportunidades de acesso a cursos de especialização, por meio de bolsas de estudos, com descontos de 50%, 75% e 100%. Para o PBI, foram cinco seleções, totalizando 149.611 bolsas disponibilizadas com os descontos definidos pelo programa.

Segundo o diretor-geral da Espi, Júnior Nunes, a estimativa é de que ambos os editais sejam lançados, simultaneamente, na segunda quinzena de abril.

“Essa é uma etapa muito importante em nosso processo. Os programas de inclusão socioeducacionais, a cada ano, se mostram exitosos. No ano passado, o Bolsa Idiomas registrou não só o maior número de inscritos, como também o de estudantes matriculados. E, para este ano, estamos buscando fazer melhor ainda”, afirmou o diretor.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *