
O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou a superintendência da Polícia Federal em Brasília e seguiu para o Hospital DF Star, onde fará uma cirurgia nesta quinta-feira (24), Natal. Ele saiu por volta das 9h30 e chegou à unidade de saúde em cerca de cinco minutos.
Ele saiu escoltado por dois carros da Polícia Federal, além de viaturas da Polícia Militar (PM) e Polícia Penal. O DF Star fica a cerca de 1,5 km da PF e será vigiado por dois policiais na porta de seu quarto, além de seguranças na entrada do hospital.
O ex-presidente passa a véspera de Natal no hospital em preparação para reparar duas hérnias inguinais nesta quinta-feira (25/12). Não há, ainda, previsão de alta.
A cirurgia à qual o ex-presidente Jair Bolsonaro será submetido nesta quinta-feira (25) é “padronizada, com menor risco de complicações”, afirmou Claudio Birolini, que acompanha o ex-presidente. Segundo Birolini, o procedimento, uma herniorrafia inguinal, deve durar de três a quatro horas.
O médico disse que “toda cirurgia é complexa”, mas afirmou que essa deve ser muito mais simples em comparação à operação realizada em abril, que demandou cerca de 12 horas. “É muito mais simples por se tratar de um procedimento padronizado e realizado de forma eletiva. A outra foi uma cirurgia não regrada, em uma situação de emergência no que chamamos de um ‘abdome hostil'”, disse.
Hérnia Inguinal
A hérnia acontece quando há uma frouxidão ou abertura na parede abdominal/pélvica que permite o extravasamento de alças do intestino ou de outros tecidos por meio dessa abertura. O quadro leva à formação de um caroço e pode trazer dor e desconforto, em especial durante esforço físico.
Quando esse extravasamento ocorre na região da virilha, a hérnia é chamada de inguinal. Ela é considerada bilateral quando atinge a virilha direita e a esquerda simultaneamente.


