Portal Você Online

Bolsonaro deixa Manaus com promessas de manter garantias fiscais da ZFM e asfalto na BR-319

Foto: Secom/ AM

O presidente Jair Bolsonaro assegurou, nesta quinta-feira (25), que a rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho) será asfaltada, mas sem dar prazos ou detalhes sobre o projeto. Além disso, o presidente declarou que as garantias fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) serão asseguradas no texto da proposta de reforma tributária. 

Envolta em uma novela que se arrasta há décadas, a estrada surgiu com a proposta de integrar Amazonas e Rondônia ao resto do Brasil, mas ao longo dos anos tem enfrentado uma série de dificuldades para superar os entraves ambientais em 400 quilômetros da sua extensão, entre Manaus e Humaitá, e como consequência segue sem estrutura para o tráfego.

Os anúncios foram feitos durante a participação de Bolsonaro na reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), em Manaus. Diante do superintendente da autarquia que administra a Zona Franca – grande beneficiária do funcionamento integral da BR – o presidente da República, em discurso, destacou que as obras acontecerão “com toda a certeza”.

“Conseguimos montar um gabinete em Brasília voltado para o viés técnico. Hoje, nossos ministros conversam entre si. E só por causa desse entendimento nós podemos, sim, mais que sonhar: termos a certeza de que a nossa BR-319 será asfaltada. Mesmo tendo pego o Brasil destruído economicamente. Com o orçamento mais que minguado”, argumentou ao abordar o tema.

afirmou Bolsonaro

Bolsonaro estava acompanhado do ministro da economia, Paulo Guedes, e representantes de estados da Amazônia Legal, incluindo o governador do Amazonas Wilson Lima. Ao longo do discurso, ele reforçou que a Zona Franca de Manaus vai ser preservada.

“A região tem algumas especificidades que serão garantidas. As regras não serão iguais para todo mundo. A região ainda carece de ajuda federal”.

declarou o presidente

“Nós estamos trabalhando no sentido de atender a todos. Não interessa a região que esteja necessitando – seja o Nordeste, o Norte, Centro-este, Sudeste ou Sul. Trabalhamos para o Brasil. Essa determinação foi a orientação que dei aos nossos ministros que, em grande parte, são pessoas que abriram mão de muita coisa para trabalhar junto ao governo. E tratando a coisa pública, com muito respeito que ela merece, essas obras aparecerão, com toda a certeza”, garantiu Bolsonaro.

BR-319

Inaugurada em 1976 e abandonada pelo poder público nas décadas de 1980 e 1990, a BR-319 é a única ligação rodoviária de Manaus com Rondônia e o restante do Brasil. Desde então é alvo de polêmicas devido a falta de condições de uso. Chegou a ser fechada para um plano de recuperação, mas que não teve sucesso. São décadas de abandono e trechos tomados por florestas que invadiram partes da via.

Viagem a Manaus

Foto: Secom

Durante esta quinta-feira, Bolsonaro cumpriu agenda em Manaus. Logo no início da manhã o presidente foi ao Colégio Militar da PM, onde entregou medalhas a estudantes premiados na Olimpíada de Matemática. Lá, em coletiva de imprensa, falou sobre a invasão de hackers ao seu aparelho celular.

Em seguida, participou da reunião na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus ao lado de autoridades locais e de outros estados da Amazônia. Em fala de dez minutos, Bolsonaro, além de comentar a BR-319, falou sobre Demarcação de terras indígenas e a legalização do garimpo no país.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *