Para o presidente houve ‘fraude’ no 1º turno da eleição de 2018. A deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) contestou a fala de Jair Bolsonaro sobre fraude eleitoral

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira, 9, durante evento nos Estados Unidos, que houve “fraude” na eleição presidencial de 2018 e afirmou ter “provas” de que venceu o pleito no primeiro turno – mas não apresentou ou citou qualquer indicativo oficial para justificar a declaração. A fala do presidente ratifica seu discurso, adotado ainda durante a campanha.
Ao discursar, em Miami, Bolsonaro chorou ao falar da facada que sofreu durante um ato de campanha em 2018, em Juiz de Fora (MG), e disse que vai mostrar, em breve, “provas” de que houve fraude no primeiro turno das eleições.
“Pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu tinha sido, eu fui eleito, no primeiro turno, mas, no meu entender, teve fraude”, afirmou, ressaltando ter “não apenas palavra”.
Em outubro de 2018, o então candidato do PSL fez um pronunciamento na internet no qual disse suspeitar que só não havia vencido Fernando Haddad (PT) no primeiro turno devido a fraudes nas urnas eletrônicas.
Antes da segunda etapa da eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mandou fazer uma auditoria externa que comprovava a segurança do sistema de urna eletrônica no Brasil.
Oposição – A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR) contestou a fala irresponsável de Jair Bolsonro, que apontou suposta fraude eleitoral nas eleições presidenciais de 2018. Em sua conta no Tweet ela afirmou que a úncia fraude é Jair Bolsonaro.
A assessoria do TSE não se manifestou até a publicação desta matéria.