Presidente inaugura a segunda fase do Centro de Convenções em Manaus e recebe o título de Cidadão Amazonense, acompanhado do governador Wilson Lima, que vem junto com ele de Brasília, onde cumpre agenda oficial
O presidente Jair Bolsonaro desembarca em Manaus nesta sexta-feira de manhã, onde passará algumas horas na capital do Amazonas. Ele inaugura a segunda fase do Centro de Convenções Vasco Vasques, às 10h, e depois retorna para Brasília.
A Presidência da República concentrou toda a programação no Centro de Convenções. Até o título de Cidadão do Amazonas, concedido na última terça-feira (20) pela Assembleia Legislativa (Aleam) em regime de urgência pelos deputados amazonenses, será entregue no local pelos parlamentares.
Participam da solenidade o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o prefeito de Manaus, David Almeida e o governador Wilson Lima, que vem junto com o presidente na comitiva. Do aeroporto eles seguem direto para o Centro de Convenções.
Saiba mais
O Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques tem capacidade para receber mais de quatro mil pessoas e é o local de referência para fomentar o turismo de eventos no estado. O espaço é equipado com cinco Salões com média de 420m², cinco salas com 100 e 150m², um Salão VIP, estrutura de apoio e mezanino para abrigar eventos de médio e grande porte.
A segunda fase do Centro de Conveções que será inaugurada pelo presidente, consumiu R$ 40 milhões em recursos federais do Ministério do Turismo.
Foi construído um anexo, que começou a obra em 2015, mas que até 2018 tinha 14% das obras concluídas. Sob a gestão do atual governo, o projeto foi impulsionado e dará estrutura para a geração de emprego e fortalecimento do turismo no estado – serão mais de 14 mil metros de espaço para feiras e exposições.
“Isso vai fazer com que nós tenhamos mais capacidade de buscar maiores eventos, com maior quantidade de pessoas, para o nosso estado, e isso representa mais emprego e renda para a nossa população”, disse a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros.
Estrutura
Com a expansão, o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques passa a ter capacidade de receber cerca de 10 mil pessoas em uma área que totaliza 14 mil metros quadrados, tornando-se o maior centro de convenções da Região Norte do país.
De acordo com a engenheira responsável pela obra, Patrícia Medeiros, a segunda etapa tem área dividida em quatro pavimentos, dos quais três serão destinados a exposições, feiras e eventos.
Ao todo, o espaço contará com 12 elevadores sociais, dois de serviço e um de carga, o qual deve ampliar o leque de opções de mostras e eventos.
“Eles nos trazem a capacidade de ter eventos, por exemplo, com embarcações, carros. O nosso elevador de cargas é o maior das regiões Norte e Nordeste. Vale ressaltar isso. É de duas toneladas e meia a capacidade dele”, explicou a engenheira.