
Após a abertura do vice-consulado brasileiro em Orlando, na Flórida (EUA), o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma motociata neste sábado (11). Em evento organizado por brasileiros que vivem na cidade, eles andaram pelas principais avenidas da cidade.
Além do passeio, Bolsonaro fez um discurso para seus apoiadores e ressaltou que o mundo inteiro está enfrentando “problemas sérios” na economia. Essa é uma das falas do presidente nas últimas semanas ao justificar a inflação no país.
A concentração para o encontro começou às 9h no horário local e 10h no horário de Brasília. Em discurso, ele falou sobre colher “bons frutos” de sua aproximação com o presidente norte-americano Joe Biden.
“Nós amamos a nossa pátria e temos um profundo respeito com os Estados Unidos, um país acolhedor e de oportunidade. Cada vez mais queremos nos interagir para o melhor dos nossos povos. [Foi] uma passagem marcante pelos Estados Unidos com uma aproximação com o atual presidente, que, tenho certeza, bons frutos colheremos para todos nós”, disse para apoiadores.
É a 2ª vez que o presidente participa de uma motociata fora do Brasil. Antes, durante viagem ao Oriente Médio, Bolsonaro também fez passeio de moto em Doha, capital do Qatar.
O presidente participa das chamadas motociatas desde maio de 2021, quando aliados e apoiadores organizaram pela 1ª vez um passeio do tipo em Brasília. Os encontros também são realizados fora da capital, durante viagens de Bolsonaro para eventos oficiais.
O chefe do Executivo viajou aos Estados Unidos para participar da 9ª edição da Cúpula das Américas, evento que reúne líderes de nações da América do Norte, do Sul, Central e do Caribe a cada 3 ou 4 anos.