Portal Você Online

Bolsonaro passará por cirurgia nesta sexta

Presidente vai tirar um cálculo na bexiga que é um pouco maior do que um grão de feijão

O presidente Jair Bolsonaro passará por uma cirurgia nesta sexta-feira (25) para a retirada de cálculo na bexiga. A Secretaria Especial de Comunicação não deu detalhes sobre o procedimento, mas ele é considerado simples.

De acordo com o urologista Thiago Seiji Carvalho da Silveira, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o tipo de tratamento realizado depende do tamanho da pedra que o paciente possui. 

O cálculo na bexiga de Bolsonaro é um pouco maior do que um grão de feijão, que possui em torno de 6 milímetros, conforme ele mesmo descreveu. Nesse caso, é possível fazer a retirada com a realização de uma cirurgia endoscópica chamada cistotripsia.

O urologista explica que essa técnica é simples e minimamente invasiva. “Não tem cortes, é uma cirurgia que usa o acesso natural do organismo. Um aparelho chamado cistoscópio entra pela uretra e chega até a bexiga”, descreve.

A cirurgia exige anestesia, que pode ser regional (raquidiana) ou geral. Silveira afirma que o processo dura menos de uma hora e o tempo de internação varia entre dois e três dias para a maioria dos pacientes. 

Segundo ele, o risco de complicações é muito pequeno porque a cirurgia endoscópica é simples e os avanços tecnológicos na área da medicina tornaram todos os procedimentos mais seguros,

Durante o pós-operatório, a recomedação é evitar esforços e atividades físicas. “Tende a ser uma recuperação tranquila”, observa o especialista.

A cirurgia convencional é indicada quando a pedra é maior que 20 milímetros ou estão presentes em grandes quantidades.”É feita uma incisão abdominal baixa. por onde é possível chegar até a bexiga é acessar o cálculo”, explica. Silveira. 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *