Portal Você Online

Bombeiros do Amazonas controlam incêndios no sul do estado

Queimadas foram registradas as margens da BR-319, no município de Humaitá (590 Km de Manaus)

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas controlou dois incêndios nas margens da BR-319 (Manaus-Porto Velho), no município de Humaitá (590 km da capital), no sul do estado, neste domingo (22). O fogo foi identificado a partir de análises de focos de calor por imagens de satélite.

Nas ocorrências deste domingo, o fogo se estendeu por uma área de cerca de 1,4 mil metros quadrados. O trabalho dos Bombeiros começou por volta das 14h, em um dos pontos, quando os primeiros focos foram observados a partir de imagens de satélite.

Por volta das 17h30, as equipes se dirigiram para outra área que também estava queimando. A atuação foi concluída por volta das 22h. Nas duas situações, foram usados abafadores e água.

Nesta semana, foram cinco ocorrências de incêndio combatidas pelos bombeiros na cidade desde o desembarque das tropas da operação ambiental Tamoiotatá, do Governo do Amazonas.

 Os cinco pontos de queimadas controlados pelo Bombeiros serão alvos de fiscalização pelo Ipaam e pelo BPamb da Polícia Militar, afirmou o tenente-coronel bombeiro Aníbal Gomes, que comanda o pelotão.

“Se os incêndios de hoje não fossem contidos, poderiam se estender pelos próximos dias, uma vez que a região está bastante seca. Isso representaria um prejuízo incalculável do ponto de vista ambiental, mas também da saúde das pessoas por causa da disseminação da fumaça”, disse.
 
Operação Tamoiotatá – Desde que desembarcaram em Humaitá para a operação Tamoiotatá, os bombeiros estão utilizando drones e também analisando imagens de satélite para identificar focos de calor na região e, com isso, fazer o controle das queimadas, impedindo que elas se estendam de regiões descampadas para áreas de mata primária.
 
Monitoramento – Para o monitoramento dos focos de calor, os bombeiros estão usando as plataformas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Agência Espacial Americana (Nasa) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), além do aplicativo Guardiões da Amazônia.
 
Na quinta-feira (19), os bombeiros controlaram um foco de queimada na BR-319, no sentido Porto Velho (RO). A área foi localizada a partir de drone. O fogo consumiu quase 1 mil metros quadrados. Na sexta-feira (20), as equipes atenderam duas ocorrências na rodovia BR-230, no sentido Lábrea. Uma se deu no período da tarde, e a outra, à noite.


 
Além dos abafadores, os bombeiros já usaram cerca de 15 mil litros de água para controlar o fogo, nas ocorrências atendidas desde quinta-feira. De acordo com o tenente-coronel Aníbal, os bombeiros combatentes estão acompanhados de equipes médicas, que estão de prontidão para situações emergenciais.


A “Operação Tamoiotatá” é uma ação integrada entre as secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e Meio Ambiente (Sema), envolvendo o trabalho do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *