/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/N/J/wjmGkkTFidLPLTqjuLxw/106411576-23-05-2022-artur-jorge-apresentacao-foto-sporting-clube-braga-flickr.jpg)
O Botafogo anunciou oficialmente nesta sexta-feira a contratação do treinador português Artur Jorge. Clube e profissional assinaram contrato até o fim de 2025. Ele está no Rio de Janeiro desde a última quarta-feira, quando assistiu à partida contra o Junior Barranquilla no estádio Nilton Santos.
Após negociar a rescisão com o Braga — anunciada também na quarta pelo clube português, no valor de dois milhões de euros (cerca de R$ 10,6 milhões) —, Artur desembarcou no Brasil acompanhado de John Textor, dono da SAF alvinegra.
Após conhecer ontem as estruturas onde trabalhará, iniciou hoje os trabalhos com o elenco no CT do Espaço Lonier. A data da coletiva de apresentação do treinador de 52 anos será divulgada posteriormente.
Artur Jorge chega ao futebol brasileiro acompanhado de quatro profissionais: os auxiliares Franclim Carvalho e João Cardoso, o analista de desempenho André Cunha e o preparador físico Tiago Lopes.
Natural de Braga, o português atuou como zagueiro entre 1984 e 2005 e, não muito tempo após deixar os gramados, iniciou sua vida como treinador, desenvolvendo sua carreira nas categorias de formação e equipe principal do próprio Braga.
O técnico foi marcante na construção da melhor trajetória da história do clube na Liga Portuguesa, na temporada 2022/23, com maior número de vitórias, pontos e gols, assegurando uma vaga na Liga dos Campeões. Em janeiro deste ano, conquistou a Taça da Liga de Portugal também com a equipe.


