Portal Você Online

Botafogo é campeão Sul-Americano de basquete

Corinthians foi para cima nos últimos quartos, mas ficou sem o título — Foto: Divulgação/Consubasquet

Em sua primeira participação na Liga Sul-Americana de basquete, o time carioca chegou ao título inédito após vencer o Corinthians por 74 a 70, em partida emocionante disputada no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo.

A primeira conquista do Botafogo saiu no terceiro e último jogo entre as duas equipes. No jogo inicial, no Rio de Janeiro, derrota. Na sequência, duas vitórias seguidas em São Paulo levaram à virada – mais uma na competição.

O Botafogo dominou boa parte da partida, especialmente os dois primeiros quartos, com ótima atuação de Cauê e Du Sommer. Pelo lado corintiano, as bolas começaram a cair a partir do terceiro quarto – com a entrada de Fischer, a equipe melhorou ainda mais nesse sentido.

Por outro lado, o Alvinegro carioca foi muito mal no último quarto. A vantagem de 16 pontos evaporou, e o Corinthians chegou a passar à frente no placar, mas o Botafogo voltou a liderar, conseguiu aguentar a pressão e segurou a pequena vantagem.

O grande destaque da decisão pelo lado do Botafogo foi Cauê, que recebeu o prêmio de melhor jogador. Na partida, ele fez 20 pontos, conseguiu quatro rebotes e deu cinco assistências, com maior destaque nos primeiros quartos.

Jogo começou equilibrado, mas o Botafogo deslanchou na sequência — Foto: Divulgação/Consubasquet

A partida começou equilibrada, como já se previa. Os dois times mostraram muita eficiência defensiva e forçaram erros do adversário. Vezaro deixou o Corinthians na frente (5 a 4) com uma bola de três. Na sequência, os cariocas deslancharam, muito pela inspiração de Du Sommer e Cauê. Não só viraram como abriram doze pontos de vantagem. Na parte final do período, as bolas do Corinthians voltaram a cair, mas a diferença não caiu tanto: com amplo domínio, o Botafogo fechou em 21 a 12.

No segundo quarto, o Corinthians começou com um ritmo mais forte, embalado por Robinson. O americano foi o principal nome ofensivo do time e acertou uma bela bola de três para diminuir para sete pontos. Quando parecia que o time da casa chegaria a uma reação, porém, o Botafogo voltou a se acertar defensivamente e voltou a ter nove pontos de vantagem.

O terceiro período começou com os times novamente fortes na defesa e Diego inspirado, com uma bola de três para o Botafogo e um tocaço em Nesbitt. Na sequência, Teichmann e Nesbitt diminuíram para 11 pontos e os cariocas pediram tempo. Depois, foi Fuller quem partiu para cima e comandou as ações ofensivas, mas o time corintiano esbarrou nas tentativas falhas de três, dando oportunidade para o Botafogo igualar. No final do período, Jamaal acertou linda bola de três e a diferença voltou a 16 pontos. No último segundo, mais dois para o time da casa, que terminou esses 10 minutos à frente, mas a desvantagem seguiu alta: 58 a 44.

Os dois times passaram a errar muito no ataque e cometer turnovers. Após dois pedidos de tempo – uma para cada lado – o Botafogo emplacou uma blitz, com nove pontos seguidos. A equipe botafoguense foi para o intervalo com 16 pontos de vantagem: 41 a 25.

O Corinthians começou em cima no último quarto, com bela cesta de Fischer e bola de três de Wesley. Mais tarde, Fischer foi para três, acertou e fez o Botafogo pedir tempo. Os primeiros pontos botafoguenses só saíram com quatro minutos para o fim, em dois lances livres de Diego.

O péssimo trabalho ofensivo trouxe sua consequência: em nova bola de dois de Fischer, o Corinthians chegou de vez e diminuiu para quatro pontos a diferença. O Botafogo só conseguia chegar em lances livres. O time corintiano não quis saber: igualou, tomou dois pontos, mas virou em bola de três de Wesley. Porém, no lance seguinte, Du Sommer foi para três e recolocou os cariocas na frente.

No final, os dois times trocaram faltas, mas o Botafogo desperdiçou dois lances livres. Com três pontos de diferença e oito segundos para o fim, Nesbitt teve duas bolas. Errou a primeira, mas a bola ficou com o Corinthians. Porém, os botafoguenses recuperaram, Du Sommer recebeu a falta e converteu os dois lances livres, dando o título a sua equipe.



Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *