
O Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio) informou que o boto “Curumim”, que foi ferido no olho por um arpão, será submetido a cirurgia para retirada de um pedaço da ponta da lança.
O boto apareceu com o ferimento na Comunidade Santo Antônio, na Zona Rural de Novo Airão (200 km de Manaus).
“Marisa Botinho” uma ribeirinha que vive em um flutuante na comunidade na região, publicou nas redes sociais que “Curumim” apareceu ferido no dia 18 de maio. Segundo ela, o animal vive na orla da comunidade.
“Novo Airão-AM é conhecida internacionalmente pela sua interação com botos, e por mais que estejamos em um Parque Nacional ainda nos deparamos com a falta de humanidade de muitas pessoas, luta essa que a anos, por nós, tentamos a todo custo diminuir a matança dessa espécie e a desmitificar a cultura em torno do animal. E mesmo com muita luta e apoio, ainda acontece esse tipo de violência”, escreveu Marisa.
A mulher relatou que o bico torto do animal também pode ser resultado de ataque de pescadores.
O ICMBio informou, em nota, que o boto está sob cuidados de uma equipe de veterinários do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e que dá apoio a pesquisadores e especialistas parceiros para que o animal tenha a saúde recuperada “o mais breve possível”.
O ICMBio não informou onde será a cirurgia e o Inpa comunicou que o acompanhamento do boto é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes.


