
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou uma empresa de Porto Velho (RO) a operar com balsa na travessia de pedestres e veículos no Rio Autaz Mirim, Km 25 da rodovia federal BR-319 (Manaus-Porto Velho). A ponte do local desabou, no último dia 08 de outubro, no município de Careiro da Várzea (AM).
Conforme deliberação publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira (13), a empresa Amazônia Navegações recebeu licença para operar como Empresa Brasileira de Navegação (EBN). Não há prazo de validade para a concessão.
Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) prevê o reestabelecimento do tráfego até o final desta semana.

A Defesa Civil do Amazonas dispõe atualmente de seis embarcações transportando veículos e passageiros na região onde as pontes cairam no quilômetros 23 e 25 da rodovia – duas para travessia Ceasa/Porto Careiro da Várzea, duas no Rio Curuçá e duas para o Rio Autaz Mirim.
O governador do Amazonas Wilson Lima informou que, caso o Dnit não consiga retomar a trafegabilidade da BR-319, o Estado vai oferecer suporte para garantir o transporte aos pequenos produtores.


