“Os brasileiros já haviam se acostumado com carros e caminhões atolando na BR319, que liga Porto Velho-RO a Manaus-AM. Esse tempo, felizmente, está chegando ao fim. O IBAMA deu licença prévia à nossa iniciativa de asfaltar os 405 km restantes da rodovia, abandonados há 30 anos!”, escreveu no Twitter o presidente Jair Bolsonaro, repercutindo a liberação, ontem (28), da Licença Prévia pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o asfaltamento do trecho de mais de 400 km da estrada no Amazonas.
“Muitos grupos internacionais incentivaram esse descaso na região. Interessa a muitos que a Amazônia, com os mais de 20 milhões de brasileiros que nela vivem, seja uma região isolada do resto do nosso Brasil”, comentou.
Para o presidente brasileiro, a região interessa, ainda, ao crime organizado, que vê na distância e dificuldade da presença do Estado a oportunidade para roubar e tráficar drogas. “Asfaltar a BR319 não é somente uma questão de infraestrutura, mas de soberania nacional e combate ao crime”.
Governador em Brasília
O governador do Amazonas, Wilson Lima, viaja na próxima segunda-feira (1) para Brasilia, onde encontra o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, para conversar sobre os próximos passos para o asfaltamento do trecho de 400 km, em território amazonense.
“Falei com o ministro ontem e vamos falar sobre o cronograma da obra. O ministro virá a Manaus no dia 1 de setembro. O que a gente superou agora foi um entrave de 15 anos, que a gente espera. A partir de agora, o próximo passo é encaminhar o processo lciitatório para esse trecho, que é o mais difícil”, disse o governador.
Ainda segundo ele, “a obra não começa amanhã”. “Acredito que não começe nada este ano. Teremos uma processo de licitação demorado que deve ser feito em 60 dias. O verão está acabando, chegando o período de chuva e a obra deverá ser executada em 2023”, afirmou Lima.
Projeto sustentável
O governo federal tem um projeto pronto para tornar a BR-319 uma estrada modelo de sustentabilidade. Ele foi apresentado em 2020. pelo então ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, em uma de suas visitas no leito da rodovia.
“Vamos fazer da pavimentação da BR-319 um modelo de sustentabilidade e mostrar que é possível fazer pavimentação com sustentabilidade, com governança ambiental”, afirmou o ministro (assista ao vídeo no fim da matéria).
o projeto ambiental possui 20 passagens de fauna aéreas e 12 subterrâneas para a movimentação dos animais. Novas 100 mil mudas de árvores serão plantadas para recuperar áreas degradadas e drenagens com meio fios para proteger o meio ambiente.
https://twitter.com/i/status/1552970848482598912