A travessia de passageiros entre as margens do rio Curuçá, no quilômetro 12 da BR-319, onde uma ponte de responsabilidade do Departamento Nacional de Transporte e Infraestrutura (Dnit) desabou na última quarta-feira (28), estará assegurada no primeiro turno das eleições, no próximo domingo (02).
A informação foi confirmada, nesta sexta-feira (30/09), durante reunião do Comitê de Resposta Rápida montado pelo Governo do Amazonas para atuar no resgate às vítimas e auxílio aos municípios de Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri e Autazes, afetados pelo acidente.
Durante a reunião, o colegiado, composto por órgãos estaduais, Dnit, prefeituras municipais das cidades afetadas, Forças Armadas e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) também oficiou a empresa Amazonas Energia para que a concessionária apresente o plano de contingência para garantir o abastecimento elétrico dos municípios durante o trabalho de montagem da ponte provisória, pelo Exército Brasileiro, para reestabelecer o fluxo de carros no local.
O representante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) informou que o transporte de pessoas que precisarem atravessar de uma margem a outra, no dia da votação, será feito em embarcações da Defesa Civil do Amazonas devidamente identificadas por uma autorização da Justiça Eleitoral, o que dará total lisura ao translado emergencial.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, o transporte será gratuito para garantir o direito de ir e vir dos eleitores da localidade.
“Ficou acertado que pessoas que forem acessar esse ponto terão o traslado de margem à margem. Essas embarcações terão uma faixa identificando que são autorizadas pelo TRE para realizar o transporte”, explicou.
Fornecimento de energia
Outra preocupação do colegiado diz respeito à manutenção do fornecimento de energia nos municípios afetados pelo desabamento da ponte.
Mesmo com a garantia do representante da concessionária, que assegurou o envio de combustível para manter o funcionamento das unidades geradoras que atendem esses municípios, mantendo assim o abastecimento de energia elétrica, o comitê solicitou da empresa o envio de um plano de contingência sobre a questão.
“A nossa preocupação com a energia elétrica é porquê esses locais dependem de combustível. A empresa nos garantiu que, para os próximos dez dias, pelo menos, o abastecimento já está garantido”, disse o general.
Ceasa
No domingo, uma balsa estará operando com destino ao Careiro da Várzea para o transporte de veículos, com uma saída pela manhã e outra à noite. O horário de funcionamento foi definido pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).
As lanchas rápidas que já atuam também no Porto estarão operando o transporte privado de passageiros, atendendo às localidades naquele entorno.
Ponte Metálica
A ponte metálica que será montada pelo Exército, em parceria com o Dnit, deve ser instalada em torno de 12 dias. Antes disso, os trabalhos do Corpo de Bombeiros do Amazonas já deverão ter sido encerrados.
Os mergulhadores ainda procuram por uma vítima, para então acelerar a retirada dos veículos do rio. Segundo o CBMAM, veículos pesados, como uma carreta de 20 toneladas e um rolo compressor de 15 toneladas, dificultam a agilidade do trabalho.
Cargas e insumos
Durante a reunião do Comitê, ficou definido que o transporte de cargas será feito temporariamente entre Manaus e Manaquiri.
Devido à vazante, uma rota alternativa está sendo estudada para garantir o suprimento da população.