/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/0/n/CjQBqyQaStlSLZOxtIAQ/ponte-sobre-o-rio-curuca-e-ponte-autaz-mirim-no-amazonas-br-319-fotos-wiliam-duarte-rede-amazonica.jpg)
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa ontem (12) que foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira (11), portarias que decretam situação de emergência das pontes localizadas nos km 23 e km 25 da BR-319 (Manaus-Porto Velho) e permitem a contração de empresas para a reconstrução das estruturass.
As travessias sobre o Rio Curuçá e o Rio Autaz Mirim desabaram nos dias 28 de setembro e 8 de outubro últimos, respectivamente.
A partir da decretação de emergência pelo DNIT, o órgão terá autorização e maior agilizadade para realizar a contratação dos serviços. O anteprojeto de engenharia da autarquia federal já se encontra em fase avançada de conclusão, segundo o Dnit.
Atualmente, equipes técnicas do Dnit trabalham em conjunto com órgãos oficiais estaduais do Amazonas para restabelecer o quanto antes a trafegabilidade na rodovia.
Esta semana o governador do estado, Wilson Lima, anunciou que duas balsas estão sendo transportadas por estrada até o Km 10 da estrada de onde seguem até o Rio Curuça para começar a fazer a travessia de veículos e motoristas.
Ainda segundo ele, que decretou Situação de Emergência em municípios atingidos pelos desabamentos, na ponte sobre o Rio Autaz Mirim será feito um aterro e que brita, seixo e outros materiais já estão sendo enviados para o início da obra.


