Mais de 4.600 pessoas fizeram a travessia, neste sábado (1), no trecho afetado pelo desabamento de uma ponte do Departamento Nacional de Transporte e Infraestrutura (Dnit), na BR-319.
O deslocamento dos moradores foi possível graças a operação montada pelo Governo do Amazonas e coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que tem realizado o transporte de passageiros em lanchas da Defesa Civil do Amazonas desde quinta-feira (29).
Quatro embarcações realizam o transporte de pessoas de margem à margem no local afetado.
O trabalho seguirá neste domingo de eleição e até a construção de uma ponte provisória pelo Exército Brasileiro. Prevendo um maior fluxo de pessoas no domingo, Josenildo dos Santos Maia, 33, que trabalha com transporte de cargas em Manaus, adiantou a volta para a cidade natal.
A organização no local se deu por uma fila com acesso preferencial e outra normal. Para o fazendeiro Manoel Medeiros, 64, o transporte foi rápido e seguro. “Está bom, sobre a passagem estava uma maravilha, rápida, atencioso, estou achando bom”.
Morador do KM 44 da BR-319, o fazendeiro estava voltando com a esposa de um comércio no Porto de Careiro da Várzea (a 26 quilômetros de Manaus).
Transporte durante as eleições
Durante a reunião, o colegiado composto por órgãos estaduais, Dnit, prefeituras municipais das cidades afetadas, Forças Armadas e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) também oficiou a empresa Amazonas Energia para que a concessionária apresente o plano de contingência para garantir o abastecimento elétrico dos municípios durante o trabalho de montagem da ponte provisória, pelo Exército Brasileiro, para reestabelecer o fluxo de carros no local.
O Comitê de Resposta Rápida montado pelo Governo do Amazonas definiu, na sexta-feira (30/09), como funcionará o transporte dos passageiros durante a votação de domingo.
O representante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) informou que o transporte de pessoas que precisarem atravessar de uma margem a outra, no dia da votação, será feito em embarcações da Defesa Civil do Amazonas devidamente identificadas por uma autorização da Justiça Eleitoral, o que dará total lisura ao translado emergencial.
Ceasa
No domingo, uma balsa estará operando com destino ao Careiro da Várzea para o transporte de veículos, com uma saída pela manhã, e outra à noite. O horário de funcionamento foi definido pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).
As lanchas rápidas que já atuam também no Porto estarão operando o transporte privado de passageiros, atendendo às localidades naquele entorno.
Buscas
As buscas seguem no local com 13 mergulhadores, sendo 11 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e dois da Marinha do Brasil. No momento, os profissionais estão focados em retirar ou movimentar, de forma segura, dois veículos pesados e escombros da ponte desabada, para localizar as demais vítimas do acidente.
Equipes da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) também atuam no local no atendimento às famílias das vítimas do desabamento. Até o momento, quatro corpos foram resgatados e identificados.
Ponte
O Exército do Brasil e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) irão instalar uma ponte provisória de metal no local, a previsão é que o aparelho seja implantado, em pelo menos, 12 dias, segundo o secretário de Segurança Pública do Estado, general Carlos Alberto Mansur, coordenador do Comitê de Respostas Rápidas. No entanto, as obras no local só devem ser aceleradas após a finalização do trabalho dos mergulhadores no rio.