
Quinze homens do Corpo de Bombeiros do Amazonas em três viaturas partem de Manaus, nesta sexta-feira (10), para enfrentar as dificuldades da rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho) com destino a Porto Alegre. Eles vão reforçar as equipes de outros estados que estão no Rio Grande do Sul (RS) atuando atuando no resgate das vítimas das chuvas intensas e enchentes.
A equipe amazonense sai do Quartel Central com dois mergulhadores, três guarda-vidas, dois especialistas em salvamento terrestres, um em desastres naturais, um em Atendimento Pré-Hospitalar e seis especialistas em resgate em estruturas colapsadas.
Os bombeiros vão em três viaturas transportando kits de autossuficiência e equipamentos de proteção individual, cumprindo a missão com recursos próprios.
O deslocamento da tropa pela BR-319 tem previsão de chegada ao destino em seis dias. De acordo com o grupo de WhatApp da Associação dos Amigos e Defensores da BR-319, que reúne aproximadamente 10 mil integrantes, as condições da estrada são boas. Os integrantes da Associação trocam informações em tempo real informando os motoristas e usuários sobre a trafegabilidade na rodovia postando vídeos e fotos – veja abaixo.
“A gente vai pela BR-319, levando toda uma estrutura, como carros, equipamentos de mergulho e salvamento. A gente está trabalhando em um processo de autossuficiência, em que a gente chegue lá e não precise demandar outros recursos, como alimentação e água potável. A gente está levando tudo daqui e inclusive equipamentos para regaste”, informou ontem (9) o governador do Amazonas, Wilson Lima.
Mais ações
Desde que o Rio Grande do Sul declarou estado de emergência, o governador Wilson Lima colocou à disposição toda a estrutura do Governo do Amazonas para prestar o apoio necessário ao governador Eduardo Leite e à população gaúcha. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Amazonas mantém contato direto com o Comitê de Crise instituído pelo governo daquele estado.