O senador do MDB Eduardo Braga anunciou em nota oficial publicada em seu site que vai apoiar o ex-governador e candidato do Podemos, Amazonino Mendes, na corrida eleitoral para a Prefeitura de Manaus. Os dois, que já foram tradicionais aliados e adversários em outras eleições, de acordo com as circunstâncias, sempre viveram uma relação de amor e ódio e agora estão juntos.
Braga é uma criação política de Mendes, que por sua vez nasceu da escola de Gilberto Mestrinho, o “Boto”, figura emblemática da politica local nos anos 60 e 70 com várias passagens históricas, que se tornaram lendas da sua peculiar forma populista de conquistar eleitores no estado.
Eduardo Braga, que por muito pouco não perdeu a última eleição para o Senado para o então candidato Luiz Castro, vencendo com uma diferença mínima de votos do interior nos acréscimos do segundo tempo, anunciou seu apoio após, segundo ele, “ouvir o clamor das ruas”.
A nota afirma que a decisão foi tomada após “um longo e produtivo debate interno” realizado pelos filiados da sigla. O “clamor das ruas”, também foi decisivo para a decisão, de acordo com a nota.
Ainda justificando seu apoio, Braga cita a experiência de Amazonino, que teria “pesado” na sua decisão. “É hora de optar pela experiência, pela segurança de quem pode conduzir com equilíbrio e eficiência os destinos de nossa cidade”, diz Braga por meio da nota.
Condição
A única condição de Braga, escrita na nota do partido do qual é o maior representante no Amazonas, seria “a realização de uma administração democrática e transparente, que ouça o cidadão e encaminhe a solução dos problemas que mais afligem a todos”.
Nesta quarta-feira (16), último dia das convenções partidárias, é provável que apareça outros motivos para o apoio do senador a Mendes, que raposa velha da política, guarda sempre uma carta na manga e ela pode ser a escolha de seu vice na chapa municipal. Um representante do MDB não seria nenhuma surpresa.
Confira a nota na íntegra:
Depois de um longo e produtivo debate interno, durante o qual discutiram-se à exaustão os problemas enfrentados por nosso município, procurando apontar soluções factíveis, este Diretório chegou a uma decisão sobre a disputa pela Prefeitura de Manaus.
Ouvindo também o clamor das ruas, entendemos que é hora de optar pela experiência, pela segurança de quem pode conduzir com equilíbrio e eficiência os destinos de nossa cidade. O MDB, que teve experiências extremamente exitosas na gestão do Estado e de vários municípios amazonenses, apoiará um nome que entende a nossa forma de enxergar a gestão pública.
Estaremos ao lado de AMAZONINO MENDES nesta caminhada, sugerindo como única condição a realização de uma administração democrática e transparente, que ouça o cidadão e encaminhe a solução dos problemas que mais afligem a todos, a exemplo do transporte coletivo, trânsito, infraestrutura urbana e educação de qualidade.
Queremos destacar o compromisso do MDB na defesa de um sistema de Saúde humanizado e eficiente, garantindo atendimento digno e respeito a todos que dependam da rede municipal de saúde.
Manaus, 15 de setembro de 2020
DIRETÓRIO MUNICIPAL DO MDB EM MANAUS