O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, anunciou acordo com Portugal para a realização de um voo comercial extraordinário entre Lisboa e Guarulhos para repatriar brasileiros retidos no país europeu.
Atualmente, centenas de brasileiros estão sem conseguir retornar para o Brasil depois que o governo português suspendeu os voos entre os dois países no final de janeiro. Na semana passada, a suspensão foi prorrogada até o 1º de março.
O voo está previsto para a próxima sexta-feira (26) e será realizado pela TAP, segundo o Ministério das Relações Exteriores brasileiro. As viagens foram suspensas devido ao agravamento da pandemia de coronavírus em Portugal depois das festas de Natal e ao temor da chegada de novas variantes do coronavírus encontradas no Brasil.
“O voo de 26 de fevereiro é uma operação privada. Os interessados devem tratar diretamente com a TAP da marcação ou aproveitamento de bilhetes aéreos”, informou o ministério na nota. “Tendo em vista o estado de emergência e as restrições vigentes em Portugal, somente poderão ingressar no aeroporto os passageiros com bilhetes confirmados pela TAP”, diz o Itamarati por meio de nota.