
O governo federal irá comprar 100 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. O Ministério da Saúde também acertou a compra de 400 mil vacinas russa Sputnik, num total de 10 milhões de doses.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello vai encontrar representantes da Pfizer, às 17h (de Brasília), para fechar a compra de todos as vacinas disponíveis. O imunizante já tem liberação da Anvisa para uso no Brasil.
O acordo com a farmacêutica americana foi sacramentado nesta quarta-feira. A previsão, segundo a rede CNN, é de que 100 milhões serão adquiridas e sejam entregues ao longo do ano.
O imunizante está sendo aplicado nos Estados Unidos em apenas uma dose com eficácia de mais de 80% contra o novo coronavírus. A compra da vacina da Pfizer enfrentava a resistência do governo em razão de cláusulas que previam a transferência de responsabilidade.
A vacina da Pfizer BioNTech está sendo aplicada nos Estados Unidos e no Reino Unido desde dezembro, além de ser o imunizante mais usado em Israel. No Brasil, a vacina já tem a aprovação.