Portal Você Online

Brasileirão 2026 confirma mudanças na Libertadores e transferências

A CBF divulgou nesta segunda-feira a tabela básica das 38 rodadas do Brasileirão 2026 e o Regulamento Específico da Competição. Entre as principais novidades estão alterações no número de vagas para a Libertadores e uma nova regra para transferências de atletas entre clubes da Série A.

Pelo novo regulamento, os quatro primeiros colocados seguem com vaga direta na fase de grupos da Libertadores, enquanto o quinto colocado permanece classificado para a fase preliminar. A principal mudança envolve o sexto colocado, que deixa de disputar a Pré-Libertadores e passa a garantir vaga na Copa Sul-Americana. A vaga anteriormente destinada ao sexto lugar foi transferida ao vice-campeão da Copa do Brasil.

Inicialmente, a Sul-Americana contará com clubes classificados do sexto ao 11º lugar do Brasileirão. Esse cenário pode ser alterado conforme o desempenho dos clubes brasileiros na Libertadores e a posição dos finalistas da Copa do Brasil.

Outra mudança confirmada diz respeito às transferências de atletas. O limite de partidas disputadas por um jogador antes de se transferir entre clubes do Brasileirão foi ampliado de seis para 12 jogos. São considerados os jogos em que o atleta entra em campo, como titular ou substituto. Após trocar de clube, o jogador não poderá atuar por uma terceira equipe na mesma edição do campeonato.

Cada clube poderá inscrever até cinco atletas que já tenham defendido outras equipes no Brasileirão, respeitando o limite máximo de três jogadores oriundos do mesmo clube.

O Brasileirão 2026 terá início nos dias 28 e 29 de janeiro. O atual campeão Flamengo estreia contra o São Paulo, no MorumBis. Já o vice-campeão de 2025, Palmeiras, inicia a competição diante do Atlético-MG, na Arena MRV.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *