Portal Você Online

Brasileiros vindos da China já estão em Anápolis para quarentena de 18 dias

Os dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros repatriados da China devido ao surto de coronavírus pousaram na Base Aérea de Anápolis às 6h05 e 6h11 deste domingo (9). A partir de agora, eles vão ficar em quarentena no local por 18 dias. O Ministério da Defesa informou que todos os passageiros estão bem de saúde e assintomáticos.

As aeronaves trazendo os brasileiros que moravam em Wuhan chegaram em território brasileiro pelo Aeroporto de Fortaleza, por volta de 1h45, onde fizeram uma parada técnica para abastecimento. Em seguida, partiram para Anápolis, em Goiás.

Ao todo, foram 95 horas de voo desde que as equipes partiram de Brasília para buscar os brasileiros, na quarta-feira (5). No caminho de volta, os aviões saíram de Wuhan sexta-feira (7) e pararam em Urumqi (China), Varsóvia (Polônia) e Las Palmas (Espanha). Cada um dos trechos da viagem tem aproximadamente 18,3 mil km.

Ao todo, segundo a FAB, as aeronaves trouxeram 34 passageiros – entre brasileiros e cônjuges chineses – que estavam em Wuhan, epicentro do surto do coronavírus. Além deles, também viajou uma equipe de apoio com 24 membros.

Os passageiros desceram usando máscaras cirúrgicas e foram direto para um ônibus. Eles eram orientados por uma equipe, que vestia macacões amarelos.

No período em que ficarem na base aérea eles terão seis refeições diárias, café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas), videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares, internet, TV a cabo, frigobar, geladeira sem itens alcoólicos, serviço religioso, emergência odontológica e apoio psicológico e pedagógico.

“Não há nenhum sintoma de nenhum tipo de dificuldade. Eles seguem agora para os seus apartamentos, onde a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás irá fazer os exames. Depois, eles vão entrar na rotina diária de quarentena, quando três vezes ao dia farão uma consulta com os médicos”, disse o general Manoel Pafiadache, secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *