As queimadas no Cacau Pirera vem incomodando os moradores de Manaus por conta das grandes colunas de fumaça que são visíveis nos prédios da capital amazonense.

Brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate à Incêndios Floresrais (PREVFOGO IBAMA) PREVFOGO iniciam nesta terça-feira (3), o combate a incêndios nas proximidades de Manaus. O alvo selecionado foi o incêndio florestal de grandes proporções que ocorre na região do Distriro de Cacau Pirera, município de Iranduba.
Este foco de incêndio é um pontos de produção intensa de fumaça que está tomando conta da capital nas últumas semanas. Essas colunas de fumaça que são visíveis nos prédios da cidade com vista para o Rio Negro.
Durante reunião com Bombeiros de SEMMAS, ficou definido que o PREVFOGO IBAMA irá utilizar a técnica denominada de “trincheira” que consiste em abrir rasgos no solo na direção para a qual a linha do fogo está se encaminhando.
Os 20 brigadistas e 2 especialistas, nível 2 de combate aos incêndios florestais, que possuem experiência internacional em combate a incêndios no Canadá, iniciam nesta terça-feira os trabalhos no Cacau Pirera, em Iranduba onde o alvo selecionado foi o incêndio florestal de grandes proporções que ocorre na região.
O fogo vem incomodando os moradores da cidade de Manaus por conta das grandes colunas de fumaça que são visíveis nos prédios da cidade com vista para o Rio Negro.
Em alguns dias, as trincheiras estarão abertas em diversas direções e o fogo não poderá alcançar novas áreas.
Ressalta-se que a linha de fogo em atividade direciona-se para a Comunidade do Janauary e à Aldeia Tukana e Tuyuka. Pretende-se impedir que o fogo chegue a estas comunidades.
Os brigadistas do IBAMA se instalarão nas comunidades próximas e combaterão o fogo diariamente até a sua dissipação.