O Instituto Butantan retomou na madrugada de hoje a produção da CoronaVac com os 3 mil litros do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) recebidos na última terça-feira (25).
O Butantan prevê a produção de 5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 com o lote enviado pela China. A matéria-prima passará pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade antes da entrega ao PNI (Plano Nacional de Imunização).
A previsão é que as novas doses fiquem prontas em um prazo de 15 a 20 dias. O Butantan trabalha com a previsão de iniciar as novas entregas ao governo federal em junho. A última distribuição feita para o Ministério foi no último dia 14.
Nas últimas semanas, a paralisação na produção da CoronaVac causou a interrupção da vacinação com a segunda dose do imunizante em vários estados. Com isso, pessoas não conseguiram cumprir o prazo máximo de quatro semanas estipulado entre a primeira dose e a de reforço.
Mesmo assim, autoridades da Saúde recomendam que a segunda dose seja tomada assim que possível para que seja completado o ciclo de imunização contra a covid-19.