A Prefeitura de Presidente Figueiredo publicou o decreto (nº 3029) liberando o acesso as cachoeiras e balneários daquele município localizado a 107 km de Manaus. A medida vale até o dia 21 de março, com algumas restrições.
Apesar da flexibilização do funcionamento das atividades, continua obrigatório o uso de máscaras e recomenda-se lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel, além de manter distanciamento social.
As cachoeiras que têm restaurantes estão funcionando normalmente de segunda a sábado, até às 17h, com capacidade de 40%.
Entre os balneários/cachoeiras que têm restaurantes estão a Lagoa Azul Park; Iracema/Araras; Santuário; Pássaros; Água Viva; Corredeira Manancial; Asframa e Cachoeira do Éden
As cachoeiras, grutas, cavernas e trilhas que não possuem estabelecimento comercial estão abertas de segunda a sábado, mas só podem ser visitadas com Guia de Turismo cadastrado no município.
Os balneários/cachoeiras sem restaurante são o Fervedouro do Maranhão; Onça; Porteira; Neblina; Salto do Ipy; Pedra Furada; Índio e Indiana Jones. Ainda permanecem fechados a Caverna do Maroaga e Gruta da Judéia e a Corredeira do Urubuí (no parque só estão permitidas as atividades individuais, como caminhadas).
O Parque Municipal das Orquídeas e o Parque Municipal Galo da Serra só podem ser acessados com guia de turismo, respeitando o limite máximo de 5 pessoas por grupo, de segunda a sábado.
Decreto – O decreto permite o funcionamento de restaurantes, sorveterias, lanchonetes e bares com até 40% da capacidade máxima, de segunda a sábado; flutuantes, balneários, parques aquáticos, respeitando a capacidade de 40%; comércio em geral de segunda a sábado, das 8h às 18h, com 50% da capacidade; hotéis e pousadas com capacidade de até 50%; e feiras até 17h com 50% de capacidade. O toque de recolher no município é de 21h às 6h.