Portal Você Online

Caixa corta juro para financiar imóvel: 6,75%


Este é o segundo corte no mês de outubro. Mudança serve para financiamentos atrelados à Taxa Referencial, atualmente em 0%

Foto: Divulgação

A Caixa Econômica Federal cortou pela segunda vez neste mês de outubro o juro do crédito imobiliário. Agora, a taxa mínima do financiamento atrelado à Taxa Referencial será de 6,75% ao ano. Até então, os juros eram de 7,5% ao ano para contratos com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE). A instituição é responsável pela maior parte dos financiamentos de imóveis no Brasil.

A taxa mínima para imóveis financiados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) será de TR + 6,75% ao ano. Já a taxa máxima será de TR + 8,5%. Houve redução de 0,75 ponto e 1 ponto, respectivamente. As taxas valem para novos contratos a partir de 6 de novembro.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, houve crescimento na demanda de crédito imobiliário. Em coletiva, ele disse ainda que essas condições de financiamento chegam a ser melhores que as do Minha Casa Minha Vida, faixa três (para famílias com renda mensal de até R$ 7 mil).

Nas últimas semanas, a Caixa já havia anunciado redução não só nas próprias taxas de financiamento imobiliário, mas também em outras linhas, como cheque especial e crédito pessoal não consignado. Matéria publicada pelo Valor no começo de outubro mostrava que o movimento não havia sido acompanhado pelos demais grandes bancos de varejo.

Em relação a agosto, os juros médios das operações contratadas pela Caixa no cheque especial, por exemplo, passaram de 289% para 194% ao ano nos empréstimos a pessoas físicas, e de 353% para 217% nos empréstimos a pessoas jurídicas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *