
Dando continuidade às ações da campanha “Faça Bonito” no interior, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) chegou ao município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
As atividades, com presença dos técnicos da Sejusc, começaram nesta quinta-feira (11) e encerram nesta sexta-feira (12). Mais de 600 estudantes de quatro unidades de ensino foram alcançados no primeiro dia.
Na quinta-feira, a equipe da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca) esteve nas escolas estaduais Cecília Carneiro de Oliveira, Elias Novoa Álvarez e nas escolas municipais Chico Mendes e Cícero Monteiro. Nesta sexta-feira (12), as equipes estão atuando na escola Manoel Gomes Macedo.
As palestras estão sendo promovidas com foco no público de faixa etária entre 10 e 18 anos. Por meio das ações de conscientização sobre os abusos infantojuvenis, a estudante Manuelly Lima, de 12 anos, disse ter assimilado pontos importantes.
“Muitas pessoas pensam que abuso sexual e exploração sexual é a mesma coisa, sendo que tem diferenças”, declarou.
Por meio das palestras e dinâmicas, os alunos puderam aprender a identificar os casos e informações de como denunciar e oferecer ajuda às vítimas.
A estudante Manuelly reforçou, ainda, a importância de abordar temas como este, explicando sobre o assunto e repassando as informações para outras pessoas que não conhecem.
De acordo com Jaqueline Nogueira, gerente da Sedca, as atividades continuam nesta sexta-feira (12/05) no município, também com ações voltadas aos pais e responsáveis nas escolas.
“Na ocasião, algumas escolas conseguiram conciliar o horário dos pais e responsáveis para que se façam presente, com isso nós também compartilhamos como eles conseguem orientar as crianças e adolescentes quanto a essa prática abusiva. Uma vez que temos os pais dando a orientação necessária, a maioria dos alunos vai conseguir se proteger”, comentou a gerente.
Campanha Faça Bonito
A campanha nacional é feita para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, garantindo que possam se desenvolver de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.
A Sejusc seguirá com a campanha durante todo mês, por meio de ações dinâmicas e de conscientização em escolas da rede estadual e locais estratégicos da capital.
O encerramento ocorrerá no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), no próximo dia 31 de maio.