Portal Você Online

Campanha de vacinação contra gripe será antecipada para conter coronavírus

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta promete campanha

A campanha nacional de vacinação contra a gripe será antecipada para 23 de março, afirmou o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (27). De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha seria realizada em abril, mas foi antecipada por causa do novo coronavírus.

Apesar de serem vírus diferentes — a gripe é causada pelo Influenza, principalmente os subtipos A e B — os sintomas são parecidos e podem deixar a população confusa e sobrecarregar o sistema de saúde.

“O objetivo (da antecipação da campanha) é diminuir a espiral de epidemia deste vírus (Influenza) que pode confundir a população e auxiliar muito o sistema de saúde”.

De acordo com a pasta, neste ano serão distribuídas 75 milhões de doses, recorde nacional. Elas são fabricadas pelo Instituto Butantan. O público-alvo da campanha deste ano será ampliado.

No ano passado, a recomendação era vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos; mulheres que deram à luz há menos de 45 dias; idosos; profissionais de saúde; professores da rede pública ou privada; portadores de doenças crônicas; povos indígenas; pessoas privadas de liberdade; e portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo).

O Ministério da Saúde recomenda que a população espere o início da campanha de vacinação para se imunizar contra a gripe. Isto porque a vacina formulada para este ano é baseada em pesquisas que apontam os vírus de maior circulação no país neste momento. As vacinas distribuídas no ano passado, por exemplo, não darão a mesma proteção que a dose fabricada para este ano.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *