
Os bumbás Caprichoso e Garantido concordaram em não provocar mais um ao outro na apresentação do Festival Folclórico de Parintins. A afronta, feita pelo Amo do Boi, era um dos momentos mais esperados pela galera [como as torcidas dos bois são conhecidas em Parintins]. A concordância consta em nova regra inserida no regulamento.
A norma proíbe provocações pessoais, verbais e xingamentos. As novas regras foram publicadas na última quinta-feira (23) no Diário Oficial do Município de Parintins.
O fim das hostilidades está no capítulo 8, artigo 55 do regulamento. O Parágrafo 2º estabelece: “Também será penalizado o Boi-Bumbá que através de seu item Apresentador e/ou Amo do Boi, elogiar, ofender ou provocar por palavras, gestos ou qualquer outro meio o Boi- Bumbá adversário e/ou seus itens”.
O novo regulamento foi assinado pelos presidentes Fred Góes e Rossy Amoedo, dos bois Garantido e Caprichoso, respectivamente, gerou debates entre torcedores nas redes sociais. As novas regras tem validade até 31 de dezembro de 2026, podendo ser prorrogadas, revistas ou ainda aditivadas de forma permanente ou provisória.
O Amo do Boi é uma espécie de porta-voz das agremiações. O item é responsável por interagir com a plateia, explicando partes da história apresentada e incentivando o público a participar das brincadeiras, cantar junto e provocar o “contrário”, como fãs se referem uns aos outros.
Atualmente, Prince do Boi ocupa o cargo pelo Caprichoso e João Paulo Faria pelo Garantido.
No Instagram, João Paulo Faria postou vídeo dele na apresentação do bumbá no festival em que provoca o Caprichoso. A publicação, nesta quinta-feira (25), ocorreu no dia em que foi divulgada a nova regra. João Paulo escreve na legenda do vídeo: “A história foi escrita”.
O amo do Garantido faz referência ao número de título do Caprichoso e a perda do título no ano do centenário. Ele também fala sobre plágio e o item galera.
“Quem não é tetra nem penta… pode ficar sentadinho. Quem perdeu o centenário… pode ficar sentadinho…. Quem trocou de fundador permaneça bem quietinho… Quem plagiou minha contagem… faz cara feia e beicinho. Quem sempre apanha em galera, aprenda bem caladinho…”, versou o Amo do boi.
Item galera
Nas regras para o Festival de 2024, também está previsto que no item galera, a torcida que interferir negativamente na apresentação do boi adversário também será pealizada.
“Será penalizado com a perda de 0,1 (um décimo) no item Galera, o Boi-Bumbá cuja própria torcida fizer uso de instrumentos sonoros elétricos ou demais eletrônicos, que interfiram negativamente no espetáculo do Boi-Bumbá adversário”, diz a regra.
Confira a integra do artigo.



