
Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizaram na manhã desta quarta-feira (11) uma fiscalização para combater irregularidades na circulação de ônibus, caminhões e carretas, na Zona Leste de Manaus, principal região da cidade com tráfego desses veículos.
Os agentes de trânsito tiveram o apoio do Batalhão de Trânsito (BPtran) e do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
A operação procura identificar as condições dos veículos e documentação atualizada para a circulação nas ruas e avenidas, de acordo as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Em caso de irregularidades são aplicadas multas e, dependendo da gravidade das péssimas condições do veículo, é feita a apreensão.
A Zona Leste é um dos principais corredores do tráfego em direção ao Distrito Industrial, onde é grande o fluxo de ônibus que fazem rotas para transportar trabalhadores, além das arretas e caminhões com insumos e produtos produzidos no Polo Industrial de Manaus.
De acordo com o Código de Trânsito, transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.
Zona Centro-Sul
Na terça-feira (10), agentes de trânsito realizaram fiscalização em veículos pesados na Avenida Mário Ypiranga, na zona Centro-Sul.
No local, 22 motoristas foram autuados, sendo dez por transitar sem porte de Autorização Especial de Trânsito (AET), e outros 12 condutores pelo não uso do cinto de segurança.
Entre as medidas preventivas já colocadas em prática está a fiscalização da Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC), criada pela Prefeitura de Manaus para dar mais segurança viária, por meio de regras que determinam horários para o tráfego de veículos de grande porte em algumas áreas da cidade.
“Nosso objetivo é ordenar o tráfego, dar mais fluidez e, principalmente, garantir trânsito seguro para pedestres e condutores de veículos de menor porte”, destacou Roosevelt Farias, chefe de divisão Centro-Sul do IMMU.
Entre as irregularidades que serão verificadas estão documentação atrasada, má condição física do veículo e pneus carecas. As operações “Carga Pesada” ocorreram durante todo o ano de 2022, com mais de cinco mil autuações.


