A baixa escolaridade do presidente Lula foi alvo de criticas do entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (3), o humorista Carlos Alberto de Nóbrega. Ele criticou Lula por não valorizar os estudos, apesar do sistema brasileiro de ensino oferecer opções para a conclusão dos cursos, até mesmo à distância, e só ter o fundamental.
“Um homem que não tem um curso ginasial, universitário, contábil, ser presidente da República? Por isso que o país está desse jeito”, disparou.
Lula por diversas vezes se gabou de não livros e já foi criticado outras vezes sobre o diploma. Ate outro contemporâneo de sindicato, o Vicentinho, se formou em Direito.
No ano passado, Lula lembrou do discurso que fez em 2002, quando foi diplomado pela primeira vez. “Durante tantas vezes, fui acusado de não ter um diploma de ensino superior. Ganho, como meu primeiro diploma, o diploma de presidente da República do meu país”, disse à época.
Na entrevista, o apresentador do programa A Praça é Nossa, do SBT, ainda afirmou que convidou o presidente para o seu podcast, O Pod é Nosso, e que o confrontaria sobre ter conquistado a Presidência sem ter diploma. O humorista ressaltou que evita falar de política e que prefere se manifestar apenas no momento das eleições. “Meu voto é minha opinião”, pontuou.
O apresentador também lembrou quando foi homenageado no Congresso e conheceu o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Bolsonaro pegou o paletó, atravessou a pé aquele jardim para me conhecer. Nunca, presidente nenhum, tinha feito isso para um comediante”, relatou. O humorista também afirmou que faz piadas e ironiza os políticos, mas sem ofendê-los.
Carlos Alberto também disse ser contra o “politicamente correto”, no humor. “Cada um ver o que quer. Quando você vai ao teatro, você sabe que vai ouvir coisa pesada. Muito pior do que uma piada politicamente errada, é ver uma criança de oito anos pedindo esmola na rua, ver a miséria em que o país está”, comentou.