
Agentes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) realizaram operação de ontem à noite, sexta-feira (3), a madrugada deste sábado (4), em sete bairros de Manaus. Em torno de 12 estabelecimentos foram fiscalizados para evitar irregularidades, como os “paredões” (carros com potentes alto-falantes) que se instalam em postos de combustíveis.
As operações se intensificaram com a chegada do Carnaval em fevereiro. O secretário de Segurança Pública (SSP-AM), general Carlos Alberto Mansur, esteve à frente da ações da CIF e disse que as blitz são feitas em Manaus e também no interior do estado.
“Todos os dias teremos fiscalização na cidade, principalmente, nesse mês de fevereiro para evitar que a ordem pública seja prejudicada. Além das fiscalizações, intensificaremos o policiamento em todo o estado. São ações coordenadas e integradas que estão sendo planejadas e desencadeadas para que o carnaval ocorra como tem de ser, com segurança”, garantiu Mansur.
CIF
A CIF é coordenada pela SSP-AM. Entre a noite da sexta-feira e madrugada deste sábado, foram fiscalizados 12 estabelecimentos, localizados nos bairros Centro, na zona sul; Dom Pedro, Alvorada e Redenção, na zona centro-oeste; Lírio do Vale e Tarumã, na zona oeste; e Flores, na zona centro-sul. Nos bares e postos de combustíveis não foi encontrada nenhuma irregularidade.
O tenente-coronel Marco Antônio Gama, que coordenou a CIF, na sexta-feira, explicou que os locais fiscalizados foram definidos como alvos em decorrência de denúncias. A ação buscou apurar crimes de perturbação do sossego, e consumo de bebida alcoólica e ação de “paredões” em postos de combustíveis, que são proibidos.
“Tudo isso é alvo de denúncias que foram feitas ao longo de algumas semanas, e direcionamos para esses focos. Atuamos na região central, depois para área oeste e finalizamos na avenida Nilton Lins. Foram 12 pontos de vistorias realizadas. Não foi constatada nenhuma irregularidade, mas as fiscalizações vão continuar”, informou o tenente-coronel.
Efetivo
A CIF contou com um efetivo integrando, composto por servidores do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). Entre os integrantes estavam servidores das Forças de Segurança, entre Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros (CBMAM), Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Secretária de Estado de Assistência Social (Seas), entre outras.